quarta-feira, 23 de março de 2011

Divagações....

"Eu corro sempre, e todas ás vezes que caio,me machuco. Acho que tropeços,escorregões e quedas fazem parte do longo caminho que é percorrer as estradas tortuosas da vida. E saber se erguer e se livrar das marcas deixas é uma capacidade de poucos." Marcelle CHagas.

domingo, 20 de março de 2011

I have a dream

Eu, Maria Inez(repórter do jornal O dia) e Eva(relações internacionais do afroreggae)
Eu no Theatro Municipal

I have a dream
(Martin Luther King)

"...Eu tenho um sonho que meus quatro filhos um dia viverão em uma nação onde eles não serão julgados pela cor da suas peles mas pela conteúdo de seus caráteres. Eu tenho um sonho hoje. Eu tenho um sonho que um dia lá embaixo no Alabama com seus vícios racistas, com seu governador tendo em seus lábios palavras de interposição e nulificação, um dia bem ali no Alabama, os garotinhos negros e meninas negras serão capazes de andar de mãos dadas com os garotinhos brancos e meninas brancas como irmãs e irmãos. Eu tenho este sonho hoje.




Esta esperança é nossa esperança. É com esta fé que eu me volto para o Sul. É com esta fé que nós seremos capazes de transformar a montanha do desespero em uma pedra de esperança. Com esta fé nós seremos capazes de trabalhar juntos, lutar juntos, para juntos ficarmos de pé pela liberdade, sabendo que um dia, nós seremos livres"



"Deixe a liberdade ressoar. Nos cumes das colinas prodigiosas do Novo Hampshire, deixe a liberdade repicar. Nas montanhas poderosas de Nova York, deixe a liberdade ressoar. Nas elevações dos Alleghenies da Pensilvânia, deixe a liberdade repicar. Mas não só isto; deixe a liberdader essoar no Monte Stone da Geórgia. Deixe a liberdade repicar em cada colina e até nos montículos de terra das toupeiras do Mississippi.



E quando isto acontecer, quando nós a deixarmos ressoar, vamos nos apressar para aquele dia quando nós, todos os filhos de Deus, homens pretos e homens brancos, judeus e pagãos, Protestantes e Católicos, seremos capazes de nos dar as mãos e cantar as palavras do velho Negro Espiritual:


"Livre por fim, livre por fim /

Eu tive um sonho 5

Ele falou em português, citou Jorge Ben Jor,falou que conheceu o país através do filme "orfeu negro",ainda quando era criança,e parecia realmente gente como a gente. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez um discurso que durou 20 minutos,alguns diriam que foi pouco tempo,mas acredito que tenha sido tempo suficiente para ele dar o seu recado. Obama,costurou a história do nosso país com a dos Estados Unidos e em seu discurso disse que promete ajudar na questão da segurança pública e que "juntas, as duas nações podem manter a segurança dos cidadões..."

O verdadeiro Barack Obama chegando.

Um falso Barack Obama desfilava pelo Theatro Municipal.

O primeiro presidente negro dos Estados Unidos ainda falou de democracia,mostrando que assim como o Brasil, os Estados Unidos é o país da democracia e abriga cidadões de diferentes raças e credos. Ele elegiou muito o país e disse que "sempre falavam que esse (o Brasil) seria o país do futuro,devo dizer que o futuro chegou". Sendo ovacionado por todo o público do Theatro Municipal logo após esta declaração.

E realmente a democracia e a diversidade estavam lá no Theatro, assistiram ao discurso desde os funkeiros Rômulo Costa e Priscilla Nocetti,até a sambista Alcione e atores como Arlete Salles.


Espero que a passagem do presidente norte-americano mude o nosso panorama atual, na verdade, essa mudança já está acontecendo,mas que Barack Obama sirva para abrir os olhos daqueles que não conseguem enxergar as mudanças e o novo tempo que está chegando. As cortinas estão abertas, é só fazer o show.

Eu tive um sonho 4

O que falar do casal de atores Thaís Araújo e Lázaro Ramos?Eles praticamente formam a versão brasileira da família Obama,só faltam os filhos,um pelo menos já foi encomendado,rs!Eles foram muito festejados quando chegaram ao Theatro Muncipal,primeiro porque são negros e com esse discurso histórico acho que o Theatro Municipal nunca recebeu tantos negros em sua história,sinto que estamos vivendo um momento "black is beautiful", e o casal também foi bastante aplaudido pela sua importância dentro da teledramaturgia brasileira.
Thaís foi a primeira protagonista negra da televisão brasileira e Lázaro Ramos vive um dos protagonistas da novela "insensato coração",mas acredito que o grande diferencial deste casal é que eles não fogem do assunto preconceito e ainda falam abertamente sobre as portas que estão sendo abertas e os muros que precisam ser derrubados para acabarmos de vez com isso. O mais importante eles já estão fazendo,sempre que possível levantam a questão´para que sua importância não caia no esquecimento.



O casal Thaís Araújo e Lázaro Ramos.

Barack Obama

                                                    Danilo Gentilli do CQC

Eu tive um sonho 3

Bom, não pude deixar de reparar nas ruas do centro da cidade. Já cansei de trabalhar aos Domingos e é fato que nos finais de semana aquela região é dominada pelos moradores de rua. Também vi um grande número de policiais,pela primeira vez me senti segura andando pela Avenida Rio Branco, mas  fiquei me perguntando: cadê os mendigos?aonde eles foram parar?!rsrsrsrsr! provavelmente levaram eles para algum  onde o presidente não fosse passar, mas ás 16 horas quando eu estava indo para casa pude  ver alguns moradores de rua voltando para o seu habitat natural.






 Grupo de senhoras que chegaram cantando:"Obama cadê você,eu vim aqui só pra te ver..."  Danillo Gentilli,repórter do programa QCQ,aproveitando para tirar um sarro das senhoras.




 As atrizes Taís Araújo,Arlete Salles e o ator Lázaro Ramos.

Obs: Primeiras palavras de Taís Araújo,mulher de Lazaro Ramos,quando este acabou de dar entrevista para um batalhão de repórteres: "_ vamos comer pelo amor de Deus!".

Eu tive um sonho 2

Em sua primeira visita ao Brasil,o presidente americano,Barack Obama, parecia muito à vontade e foi recebido com muitos aplausos de todo o público que ocupava os cerca de 800 lugares do Theatro Municipal.



Theatro Municipal repleto de convidados e autoridades.

Luxuosa entrada do Theatro Municipal.


Barack Obama,primeiro presidente negro dos Estados Unidos.


                                        

Eu tive um sonho....

Eu tive um sonho, e esse sonho foi concretizado quando o presidente  Barack Obama assumiu a presidência dos Estados Unidos. Não que este tenha sido um sonho novo, Martin Luther King já havia sonhado a mesma coisa há mais de 20 anos, mas nem por isso a importância deste sonho foi diminuida.

Esse era o passaporte para assistir a um momento histórico.



Já este convite acabou com o sonho de muita gente.Vou explicar melhor,ele dava direito a entrar no pronunciamento que seria feito na Cinelândia, mas

como ele foi cancelado muitas pessoas compareceram na porta do Theatro Municipal com este convite e infelizmente não conseguiram entrar.


Dois sonhos juntos e unidos por um objetivo: um mundo melhor. O grupo Afroreggae,que ultilizou este nome pela última vez, se apresentando antes da entrada de Barack Obama.
 Lembrando que o centro cultural afroreggae permanacerá com o mesmo nome,apenas o grupo que irá trocar de nome.
O repertório do grupo teve uma releitura bem interessante da música "Imagine", de John Lennon.